Essa é uma das dúvidas mais comuns sobre essa especialidade: geriatra atende a partir de que idade? Caso você ainda não saiba muito bem o que o geriatra faz, vale a pena conferir esse post aqui onde falo mais sobre a função do geriatra. É verdade que estamos envelhecendo desde a fase adulta jovem. Mas, para quem está fazendo tudo do bom e do melhor para envelhecer com qualidade, que basicamente é se alimentar com qualidade, fazer atividade física (tanto a aeróbica – caminhada, corrida, bicicleta, natação, dança-, quanto a resistida – academia, ginástica, pilates) pelo menos três vezes na semana, não fumar e dormir bem, eu costumo dizer que não há necessidade de se consultar com o geriatra logo jovem, já que o terreno para o bom envelhecimento está sendo muito bem preparado!
Mas, para quem tem dúvida de se está no bom caminho de cuidar da sua saúde, ou mesmo deseja saber mais sobre prevenção, a consulta com o geriatra pode sim ajudar mesmo quando jovem!
Ok, cuidei da minha saúde enquanto jovem… Mesmo assim devo procurar o geriatra? Geriatra atende a partir de quantos anos?
E, para toda a população no geral, o geriatra costuma fazer a diferença a partir dos 40 a 45 anos de idade. É a partir dessa idade que costumam aparecer as doenças mais comuns entre adultos sênior e idosos – hipertensão, colesterol alto, osteoporose, diabetes, artrose, cânceres no geral – e o médico geriatra é capacitado para fazer o diagnóstico precoce de todas essas doenças, bem como direcionar os exames de rastreio (check-ups) que forem necessário. Nesse post aqui falei sobre check-up, inclusive!
É possível envelhecer bem e com qualidade de vida?
É claro que envelhecer aumenta a chance de termos várias doenças. Porém, mesmo com a presença de doenças, o avanço da medicina nos permite controlá-las de forma a manter seus prazeres, desejos e valores. Um exercício que acho importante fazer é pensar no que é indispensável para você e que você gostaria de se manter fazendo por mais tempo. Seja andar de moto, ver seus filhos se casarem e os netos crescerem, continuar indo para a casa de praia, arrumar sua casa aos finais de semana… O geriatra ajuda a preservar o que é importante para você. E isso é envelhecer com qualidade de vida!
Vou aproveitar para deixar aqui uma sugestão de livro que traz uma reflexão impecável sobre ganhar anos, em vez de perdê-los: “Pra vida toda valer a pena viver”, da Ana Claudia Quintana Arantes. Imperdível!
E aí – gostou de saber com quantos anos procurar o geriatra?
Até mais,
Ester