Pular para o conteúdo
Home » Blog » Por que idoso sente muito sono?

Por que idoso sente muito sono?

É comum achar que é normal o idoso querer dormir o dia inteiro… mas na maioria das vezes isso não é normal! Na verdade, é até mais comum que os idosos sintam necessidade de uma a duas horas a menos de sono por noite do que quando eram mais jovens. Então, quando a pessoa idosa não sai da cama ou do sofá o dia todo, isso pode ser sinal de algum desequilíbrio!

Vamos aos principais motivos pelos quais idoso sente muito sono?

Apneia do sono

Um dos principais motivos pelos quais idoso sente muito sono é apneia do sono – os famosos roncos! Quando roncamos, temos dezenas a centenas de microdespertares durante a noite – mesmo sem notarmos, é como se acordássemos a noite toda! E isso se reflete em uma noite de sono de péssima qualidade, o que faz com que o idoso sinta muito sono durante o dia. Resumo da história: roncar não é normal e tem tratamento! Procure um geriatra para avaliação e tratamento.

Depressão

Em alguns casos, o idoso sente muito sono por conta de depressão. Essa condição tem a capacidade de afetar vontade e ânimo de fazer as atividades, fazendo com que o idoso não consiga sair da cama ou sofá nem para as atividades mais básicas!

Rotina vazia

Com o envelhecimento, é normal as prioridades e gostos mudarem. Contudo, muita gente pensa que pessoas idosas não têm desejos, sonhos, vontades… Ter uma rotina com tempo para lazer e valorizar os desejos de cada pessoa é importante. Dessa forma, muitas vezes, principalmente quando têm algum tipo de dependência, as pessoas idosas acabam ficando “esquecidos” no dia-a-dia, sem uma rotina que os empenhe em sair da cama ou do sofá, levando em muitos casos o idoso a sentir muito sono.

Sono de baixa qualidade

Há muitos motivos para o sono de baixa qualidade, e o principal é higiene do sono ruim – ficar mexendo no celular ou vendo TV até logo antes de dormir, usar a cama para outras atividades como comer ou assistir televisão… Isso faz com que demoremos demais a pegar no sono, levando a um sono de menor qualidade e a uma maior sonolência durante o dia! Acordar muitas vezes de noite também não é normal e merece avaliação. Esse é um dos grandes motivos pelos quais idoso sente muito sono!

Anemia

Se o idoso sente muito sono, vale a pena avaliar se ele não está com anemia ou deficiência de hormônio da tiroide!

Seja qual for o motivo, se o idoso sente muito sono, merece uma avaliação de um bom geriatra para entender se alguma dessas condições está envolvida e como isso pode ser tratado e melhorado. Cuide-se!

Ester

Ir para WhatsApp
Precisa de ajuda?
Dra. Ester - Geriatra
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?