Pular para o conteúdo
Home » Blog » Geriatra: o que é?

Geriatra: o que é?

Esse é uma das perguntas que mais recebo – geriatra faz o que? Vou explicar: o geriatra é o médico especialista em cuidar do idoso. Isso vai muito além de apenas cuidar das doenças do idoso: é ele quem cuida do sono de qualidade, que investiga quando o idoso está caindo com muita frequência, se queixando de esquecimento ou perdendo o apetite. Ele cuida ainda das orientações quanto a alimentação e atividade física.

Ele também ajuda a “centralizar” o cuidado. Você já se sentiu desconfortável ao ter que se consultar com dezenas de profissionais diferentes, tendo que fazer novamente exames que já fez recentemente só porque dois médicos diferentes pediram o mesmo exame, acumulando dezenas de receitas diferentes? O geriatra acaba auxiliando nesse cuidado ao centralizar exames, revisar o que precisa ser feito e o que já foi feito, pedindo os exames necessários para rastreios (“check-ups”) e até mesmo tornando o receituário mais “enxuto”, juntando em uma receita só as receitas que antes estavam separadas e muitas vezes diminuindo remédios que estão ali sem necessidade e nunca foram revisados. Caso queira saber mais sobre check-ups, falei sobre esse assunto nesse post aqui.

Ele também é o médico especialista em saber quais são as medicações que podem fazer mal para idosos por causar tontura ou outros efeitos colaterais graves. O geriatra serve até mesmo para ajudar a fazer aquela “limpa” nos exames super antigos, separando o que tem validade ou não!

Mas, afinal, geriatra cuida de que?

Se cardiologista cuida do coração e pneumologista cuida do pulmão… O geriatra cuida como um todo do idoso! Sabe aqueles médicos de antigamente, que conheciam todo o histórico de saúde do paciente e da família e facilitavam o cuidado e o acompanhamento ao diagnosticar, tratar e acompanhar a maioria das doenças? É um pouco do que o geriatra faz! O geriatra cuida do idoso como um todo, prevenindo, tratando e acompanhando as doenças mais comuns entre os idosos: hipertensão, diabetes, colesterol alto, depressão, osteoporose, artrose, incontinência urinária, demências… Inclusive falei sobre como é possível prevenir Alzheimer e outras demências aqui. Ele também atua na investigação de sintomas comuns entre idosos, como queixas de memória, quedas frequentes, perda de apetite, problemas de sono, tonturas. E o geriatra acaba funcionando também como um gestor de saúde: caso haja necessidade de acompanhamento com outros médicos ou especialistas em saúde, o próprio geriatra orienta a procura e até repassa o caso do paciente com o colega para melhorar o cuidado conjunto caso necessário! 

Com que idade procurar o geriatra?

Sobre esse tema, fiz um post específico aqui no blog. Vale a pena conferir!

Até mais, 

Ester

Ir para WhatsApp
Precisa de ajuda?
Dra. Ester - Geriatra
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?